21 de mai. de 2011

Os frozen yogurts são realmente feitos de iogurte?

Pesquisa mostra que frozen yogurts não podem ser considerados sorvetes de iogurte

  • Frozen Yogurts nem sempre <br>são realmente feitos de iogurte
    Frozen Yogurts nem sempre 
    são realmente feitos de iogurte
A associação ProTeste avaliou oito marcas de frozen yogurt vendidas em São Paulo e constatou que apenas uma delas possui bactérias lácticas o suficiente para ser caracterizada como iogurte. Das outras sete, uma era apenas um sorvete, não apresentava iogurte, enquanto as outras seis eram sorvetes a base de leite coalhado.
A melhor qualificada no teste foi a Yogen Früz, a única que realmente pode ser caracterizada como um sorvete de iogurte. Ela apresentou 94 milhões de bactérias lácticas (UFC/g). Além disso, ela é uma das únicas duas marcas a apresentar os ingredientes dos produtos, além da tabela nutricional disponível nas lojas das oito marcas.
Todas as marcas apresentaram quantidades pequenas de açúcar, sendo a maior quantidade encontrada na marca Yogolove (13%) e a menor quantidade na Yoggi (5%). Apenas a marca Bendita Fruta continha gorduras, sendo 2,64% de gordura total e 2,24 de gordura saturada. As calorias variam muito pouco entre as marcas, a que apresenta menor quantidade é a Bendita Fruta (85 kcal) e a com maior quantidade é a Yogolove com (111kcal).

Resultados do teste

MarcaKcal/ 100g% de açucar% de gorduraTotal de bactéria láctica (UFC/g)Informação Nutricional/ IngredientesO que é
Yogen Früz8811Zero94 milhõesDisponível/ DisponívelSorvete de iogurte (frozen yogurt)
Yogolove11113Zero51 milDisponível/ DisponívelSorvete a base de iogurte
Yoggi885Zero2,8 milDisponível/ IndisponívelSorvete a base de iogurte
Yogoberry889Zero3,2 milDisponível/ IndisponívelSorvete a base de iogurte
Yoforia9012Zero280 milDisponível/ IndisponívelSorvete a base de iogurte
Tutti Frutti10710Zero13 milDisponível/ IndisponívelSorvete a base de iogurte
Bendita Fruta85122,64110Disponível/ IndisponívelSorvete a base de iogurte
Yogofresh866Zero<10Disponível/ IndisponívelApenas sorvete
Em todas as lojas a ProTeste conseguiu consultar a tabela nutricional, mas apenas duas (Yogen Früz e Yogolove) disponibilizavam os ingredientes dos produtos. Apesar de não ser obrigatória, a lista de ingredientes é importante para que o consumidor saiba se o sabor é realmente natural, se há adição de açúcar e aditivos alimentares. A lista de ingredientes é especialmente importante para pessoas com alergias e intolerâncias alimentares.
Segundo a ProTeste, os Frozen Yogurts são muito caros em relação ao sorvete normal, já que não são feitos totalmente de iogurte como fazem o consumidor acreditar. O tamanho pequeno, sabor natural ou tradicional custa em média de R$ 6 a R$ 8, sem acompanhamentos.
A ProTeste afirma que para fazer o teste, as amostras foram compradas em uma loja de cada uma das oito redes e transportadas a uma temperatura média de -12ºC até o laboratório onde foram feitas as análises.
Via: UOL Ciência e Saúde

Um comentário:

Anônimo disse...

E Eu pensando que era saudável. Falam q é 0% de gordura!!!
Tudo propaganda..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...