12 de mar de 2011

Entenda os riscos da contaminação nuclear



Vazamento em usinas no Japão elevou risco de acidente após forte terremoto.

Relatos de vazamentos nas centrais nucleares de Fukushima, no Japão, elevaram os temores de que um acidente atômico possa atingir o país, já severamente afetado pelo terremoto de 8,9 graus na escala Richter e pelos tsunamis desta sexta-feira (11).

A radiação em altas doses tem efeitos graves sobre o corpo humano, tanto no curto quanto no médio prazo. A contaminação causada por uma bomba atômica, por exemplo, pode levar à destruição total das células e, consequentemente, à morte rápida.

                       
                     
A exposição a elevados níveis de radiação também pode levar ao impedimento da divisão celular, a danos permanentes às células e a modificações na estrutura genética das células reprodutoras (espermatozoides e óvulos).

Na prática, isso significa que pessoas expostas à radiação podem desenvolver diversos tipos de câncer, como a leucemia - caracterizada pela reprodução descontrolada dos glóbulos brancos no sangue. 

Vítimas da radiação também podem ter filhos com sérios problemas congênitos. Ausência ou deformação de membros e retardamento mental estão entre os mais comuns. 
Chernobyl sofreu explosão 

Um dos acidentes nucleares mais notórios da história aconteceu na usina de Chernobyl, na Ucrânia em 1986. 

A explosão do reator atômico liberou uma imensa nuvem radioativa que contaminou pessoas, animais e o meio ambiente em uma área de milhares de quilômetros quadrados. 

Os mortos por contato direto com a radiação - primordialmente trabalhadores da usina - chegaram a 28. No entanto, estudos internacionais apontam que até 60 mil pessoas morreram ou ainda vão morrer em virtude de doenças causadas pela contaminação.

Fonte: R7.com





Um comentário:

Ariana L. Prestes disse...

Em Chernobyl a explosão foi 100 vezes mais radioativa que as bombas Fat Man e Little Boy juntas.
Por este risco precisamos ajudar o Japão:
http://arianaprestes.blogspot.com/2011/03/japao.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...