26 de fev. de 2011

Hipertensão arterial: o que é isso?

Saiba mais sobre esta doença que assola milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

Hipertensão arterial, a famosa pressão alta, assola mais de 30 milhões de brasileiros e a muitos nem sabem que tem. Você já mediu a sua pressão?

Mas afinal o que é hipertensão? 

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. 

Explicando melhor: o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se, exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue dizemos que há hipertensão arterial, ou popularmente pressão alta.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:  fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física; 
Sintomas: 
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. 

Assista um vídeo muito legal que explica tudo sobre hipertensão:


Se você tem hipertensão é impressindível ter um acompanhamento de um médico e nutricionista. E lembre-se: nunca tome remédio por conta própria.
  
Ter alimentação e estilo de vida saudáveis é muito importante para evitar complicações em outros órgãos. Veja agora as recomendações da Sociedade Brasileira de Hipertensão:

-Meça sua pressão arterial regularmente;

-Tenha uma alimentação saudável:

Evite: açúcares e doces, derivados de leite na forma integral, com gorduras, carnes vermelhas com gorduras aparente e vísceras, temperos prontos, alimentos industrializados que vêm em latas ou vidros, alimentos processados e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados, charque.

Prefira: alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes, produtos lácteos desnatados.

-Pratique atividade física pelo menos 5 dias por semana. Faça caminhadas, suba escadas ao invés de usar o elevador, ande de bicicleta, nade, dance;

-Mantenha um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura), que o homem não deve ultrapassar 102 cm e, na mulher, 88 cm.

-Diminua a quantidade de sal na comida. Use no máximo 1 colher de chá para toda a alimentação diária. Não utilize saleiro à mesa e não acrescente sal no alimento depois de pronto.

-Siga as orientações do seu médico, elas contribuirão para o controle da pressão arterial e para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares: Se utilizar medicamentos:
Tome as medicações conforme a orientação médica.

Se tiver qualquer dúvida sobre o medicamento, converse com seu médico
Compareça às consultas regularmente
Não abandone o tratamento



E você ou algum familiar seu tem pressão alta? Faz tratamento? Deixe aqui seu comentário!

Um comentário:

Amélia's Resistence disse...

Ai, meu avô tem pressão alta, dá um trabalho , rs.. Mas é realmente muito perigoso, ele já teve dois infartos, tem que seguir a dieta rigorosamente e ele sempre dá um jeito de dar uma 'fugidinha' da dieta .. Enfim, é realmente não é brincadeira. :S

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...