2 de mai. de 2011

Matérias estranhas em alimentos e bebidas - Envie sua contribuição


Matérias estranhas em alimentos e bebidas: envie contribuições à consulta pública



Está aberta para críticas e sugestões a Consulta Pública nº 11, de 02 de março de 2011. É uma proposta de Regulamento Técnico que estabelece os requisitos mínimos para avaliação de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas e seus limites de tolerância. O documento é fruto do Grupo de Trabalho instituído pelaPortaria Anvisa n. 284, de 15 de março de 2010, para revisão daResolução RDC n. 175, de 08 de julho de 2003 – Regulamento Técnico de Avaliação de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais à Saúde Humana em Alimentos Embalados.
O objetivo do regulamento é estabelecer as disposições gerais que contribuem para a avaliação de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas indicativas de riscos à saúde humana ou de falhas na aplicação das Boas Práticas na cadeia produtiva de alimentos e bebidas e fixar os limites de tolerância. Será aplicado aos alimentos, inclusive águas envasadas, bebidas, matérias-primas, ingredientes, aditivos alimentares e aos coadjuvantes de tecnologia de fabricação, embalados ou a granel, destinados ao consumo humano. A proposta não contempla os aspectos de fraude, impurezas e defeitos que já estejam previstos nos regulamentos técnicos específicos, exceto aqueles que possam representar risco à saúde humana.
Somente são toleradas as matérias estranhas inevitáveis, de acordo com os limites estabelecidos, sendo que os critérios para o estabelecimento dos limites de tolerância foram:
1º. risco à saúde - considerando a população exposta, o processamento, as condições de preparo e forma de consumo do produto;
1º. dados nacionais disponíveis;
3º. ocorrência de matérias estranhas, mesmo com a adoção das melhores práticas disponíveis;
4º. existência de referência internacional; e
5º. composição dos alimentos, respeitando a proporção dos ingredientes.
O prazo para que sejam apresentadas críticas e sugestões relativas à proposta é de sessenta dias.  Somente serão aceitas as contribuições recebidas dentro do prazo e no formulário específico. As contribuições recebidas serão públicas e permanecerão a disposição de todos no site da Anvisa.
Gerência Geral de Alimentos – GGALI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...