1 de ago. de 2011

Dia da amamentação: você já amamentou o seu filho hoje? Saiba a importância deste gesto de amor.

Atenção mamães de plantão já amamentaram seu filho? Hoje, 1º de Agosto é o dia da amamentação, mas, você sabe a importância de alimentar seu herdeiro com o leite materno? Você pode dar outros alimentos  para ele? Até quando você deve amamentá-lo e quando  começar a oferecer a papinha? Todas essas e outras dúvidas serão esclarecidas aqui no Blog da Nutri!


Saiba que uma boa alimentação irá fornecer, em quantidade e qualidade, alimentos adequados para suprir as necessidades nutricionais que seu bebê precisa para crescer e se desenvolver.
Oferecer muito cedo alimentos complementares à criança interfere na continuação do aleitamento materno. Muitas vezes, estes alimentos não suprem as necessidades nutricionais dessa faixa etária, na qual a velocidade de crescimento é elevada, tornando os bebês mais vulneráveis tanto à desnutrição quanto a deficiências de
certos minerais e vitaminas.


Deve-se iniciar o aleitamento materno sob regime de livre demanda (ou seja toda vez que o neném quiser), imediatamente após o parto, sem horários pré-fixados estando a mãe em boas condições e o recém-nascido com manifestação ativa de sucção e choro. Então 'mamis' nada de oferecer a chuquinha, mamadeira e chupeta viu?


Agora vamos conhecer os tipos de aleitamento materno:
Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite materno, diretamente da mama ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas ou xaropes de vitaminas, minerais e/ou medicamentos.

Aleitamento materno predominante: quando o lactente recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, como sucos de frutas ou chás.


Aleitamento materno: quando a criança recebe leite materno, diretamente do seio ou extraído, independentemente de estar recebendo qualquer alimento ou líquido, incluindo leite não humano.



• Alimentação Artificial: diante da impossibilidade do aleitamento materno, deve-se utilizar uma fórmula infantil que satisfaça as necessidades do lactente, conforme recomendado. Antes do sexto mês deverá ser utilizada uma fórmula de partida e, a partir do sexto mês, recomenda-se uma fórmula infantil de seguimento.

Dez passos para a alimentação saudável para crianças menores de dois anos 
(Estabelecidos pelo Ministério da Saúde/OPAS e a Sociedade Brasileira de Pediatria)

Passo 1. Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou
quaisquer outros alimentos.

Passo 2. A partir dos seis meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos,
mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Passo 3. Após os seis meses, dar alimentos complementares - cereais por exemplo o arroz, tubérculos como a batata, carnes, leguminosas como o feijão, frutas, legumes), três vezes ao dia, se a criança receber leite
materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

Passo 4. A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

Passo 5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.

Passo 6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é, também, uma alimentação colorida.

Passo 7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

Passo 8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

Passo 9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.

Passo 10. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.



Fonte: Ministério da Saúde/OPAS e  Sociedade Brasileira de Pediatria

Qualquer dúvida post seu comentário. E você está esperando o que para ir amamentar seu filho?


Beijos nutritivos e até mais!



26 de jul. de 2011

Ministério da Saúde recebe sugestões para plano nacional contra doenças crônicas não transmissíveis

Proposta prevê ações para redução de 2% ao ano nas mortes prematuras por essas enfermidades, que concentram quase 70% de todos os óbitos no país 


Desde ontem (segunda-feira - 25), o Ministério da Saúde começou a receber contribuições da sociedade civil e demais parceiros para consolidar o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). O Plano, que será implantado nos próximos dez anos, prevê uma série de medidas para reduzir as internações e mortes prematuras por tais doenças, além de promover ações para que os brasileiros tenham uma vida mais saudável. 

No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de morte, concentrando 67,3% do total de óbitos, em 2007. Entre elas, as que mais matam são as doenças cardiovasculares (29,4%), o câncer (15,1%), as doenças respiratórias crônicas (5,6%) e o diabetes mellitus (4,6%) – veja quadro abaixo. O enfrentamento dessas doenças é uma preocupação mundial: estima-se que 63% das mortes no mundo, em 2008, tenham ocorrido por DCNT, um terço delas em pessoas com menos de 60 anos de idade. 

Número absoluto e proporção (%) de óbitos segundo causas básicas. Brasil, 2007 

CAUSA
ÓBITOS (N)
%
Doenças crônicas não transmissíveis
 
705.597
 
67,3
 
- Cardiovasculares
 
308.466
 
29,4
 
- Neoplasias
 
158.600
 
15,1
 
- Doenças respiratórias
 
59.154
 
5,6
 
- Diabetes mellitus
 
47.718
 
4,6
 
- Outras doenças crônicas
 
131.659
 



12,6


FATORES DE RISCO – Entre as estratégias previstas para a década 2012-2022, estão ações de vigilância, promoção e cuidado integral da saúde. Nesse processo, a estratégia é partir da prevenção, atuando a partir dos fatores de risco que podem ser modificados e são comuns aos quatro grupos de DCNT que mais matam. São eles: tabagismo, consumo abusivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável. Adicionalmente, os dois últimos fatores de risco resultam, na maioria dos casos, em outra preocupação: sobrepeso e obesidade. 

Em crianças de 5 a 9 anos, o percentual de obesidade mais do que dobrou em dez anos, subindo de 7,6% para 16,6%, entre 1998 e 2008. Esse índice supera a frequência em adultos, com 15% de obesos, de acordo com o Vigitel 2010 – última edição do inquérito telefônico realizado anualmente pelo Ministério, desde 2006. Por isso, uma das metas do Plano prevê a redução da obesidade em crianças e adolescentes, em percentuais que ainda serão definidos. 

Outro indicador preocupante se refere à inatividade física. AOrganização Mundial de Saúde recomenda a prática de pelo menos 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias da semana. O Vigitel 2010 mostra que 16,4% dos brasileiros adultos são fisicamente inativos. Para estimular a prática de exercícios físicos, está prevista a implantação de 4 mil unidades do Programa Academia da Saúde, até o final de 2014. A redução da prevalência do tabagismo e do consumo abusivo de álcool também está prevista na proposta. 

CUIDADO INTEGRAL – Em relação à assistência aos portadores de DCNT, o Plano apresenta ações como o programa Saúde Toda Hora, que reorganiza e qualifica da rede de  atenção às urgências. Uma dessas estratégias é a atenção domiciliar para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com dificuldades de locomoção ou pessoas que precisem de cuidados regulares ou intensivos, mas não de hospitalização. 
Nos hospitais, serão criadas Unidades Coronárias, Leitos de Retaguarda e Unidades de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral. A distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, iniciada em fevereiro de 2011, é outra iniciativa do Ministério para reduzir internações e mortes prematuras por DCNT. 
Com isso, o número de brasileiros que obtiveram medicamentos de graça para estas duas enfermidades praticamente dobrou em quatro meses, saltando de 1,5 milhão, em fevereiro, para quase 2,9 milhões de usuários assistidos pelo programa, em junho deste ano. 

METAS – A partir das ações de vigilância e promoção da saúde, assim como de melhores respostas na assistência, o Ministério da Saúde trabalhará com a meta de reduzir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis. É considerada prematura a morte por essas em doenças em pessoas com menos de 70 anos de idade. 
Para alcançar esse resultado na redução de mortes de mulheres por câncer, por exemplo, a meta é ampliar a cobertura dos principais exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mama (mamografia) em pelo menos 95% das mulheres na idade recomendada para tais exames. 
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 25 e 59 anos tenham feito papanicolau pelo menos uma vez nos últimos três anos. No caso da mamografia, a recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos tenham feito o exame pelo menos uma vez nos últimos dois anos. De acordo com o Vigitel 2010, o percentual de mulheres que realizaram papanicolau na idade indicada varia de 75,7%, nos estados do Centro Oeste, para 88,4%, nos do Sul. No caso da mamografia, a variação regional foi de 62,8%, no Norte, a 78,6%, no Sul. 
A íntegra da proposta está disponível no Portal www.saude.gov.br. Na página, é possível acessar formulário específico para enviar sugestões ao Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamentos das DCNT. Depois desta etapa, o documento preliminar será levado ao Fórum de discussão, previsto para ocorrer em Brasília, nos dias 18 e 19 de agosto de 2011.
 
SERVIÇO Consulta ampliada para sugestões ao Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1818 

Por Alethea Muniz – Ascom/MS (61) 3315 6261/ 3580/ 3315 2351 

Fonte: Ministério da Saúde

23 de jul. de 2011

O blog Dicas da Nutri está concorrendo ao TopBlog 2011!


O blog dicas da nutri está concorrendo na categoria Saúde. E fiquei muito feliz ao saber que ele está entre os 30 mais votados! Muito obrigada aos que ajudaram votando e indicando este blog!

E você que não votou ainda dá tempo. Dá para votar por e-mail ou twitter ou pelos dois!
Não esqueçam de confirmar seu voto através da mensagem por e-mail que o TopBlog te enviará, é só clicar no link para validar seu voto!

Para votar acesse o site www.topblog.com.br ou click no banner do TopBlog na coluna direita do nosso blog =>

Compartilhe no facebook, twitter e/ou Orkut clicando nos botões abaixo   ||
                                                                                                                                 \/ 

Aos meus queridos leitores, seguidores e blogueiros parceiros meus sinceros agradecimentos! E continuem indicando e votando quem sabe a gente chega lá!
Beijos!

Jaleco não está na moda, mas ainda continuam desfilando por aí...


Já faz um tempinho que o uso de jaleco ou avental fora do local de trabalho está proibido no Estado de São Paulo mas ainda vejo muitos profissionais da saúde desfilando por aí. Isso mesmo e a infração está sujeita à multa - estipulada em 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), ou seja, R$ 174,50, atualmente e em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado.
A lei que veta o uso externo de equipamentos de proteção individual foi publicada no dia 10 de Junho de 2011 no Diário Oficial do Estado. Ou seja faz mais de um mês que a lei está valendo ealguns profissionais da saúde continuam indo almoçar, voltando pra casa e passeando pelas
ruas com seu lindo e branco avental.

Então vamos relembrar a importância: O objetivo é impedir que o vestuário seja fonte e veículo de transmissão de micro-organismos dentro e fora do local de trabalho.
Segundo o que foi publicado no portal R7.com uma pesquisa publicada em setembro passado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) detectou a presença de bactérias em 95,8% dos jalecos médicos analisados. Entre elas estava a Staphilococcus aureus, principal responsável pelas infecções hospitalares. Mangas e bolsos são as áreas mais contaminadas, segundo o estudo.

Então vamos nos conscientizar e parar de querer dar uma de Gisele Bündchen ou Jesus Luz, desfilando pelas ruas com seu jaleco que de fashion não tem nada!


30 de jun. de 2011

Chá de yacón faz bem ao diabético?

Estudo mostra que chá de yacón em alta dose pode causar dano renal

Estudos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP mostram que o consumo exagerado do chá de folhas de yacón pode causar lesões renais. Nos testes realizados com ratos, os animais foram submetidos a regimes de doses repetidas por um período de 90 dias. 

Os resultados revelaram que o chá das folhas da planta causou lesão renal nos animais. “A dose que lesionou os ratos equivale a três xícaras de chá consumidas diariamente por um humano de aproximadamente 70 quilos”, estima Rejane Barbosa de Oliveira, autora da tese de doutorado Atividades anti-diabética, antiinflamatória e toxicologia do yacón (Smallanthus sonchifolius [Poepp. & Endl.] H. Robinson – Asteraceae), defendida na FCFRP, sob orientação do professor Fernando Batista da Costa.


Chá das folhas não deve ser consumido diariamente por diabéticos

Com base nos resultados da pesquisa, Rejane acredita que o chá das folhas de yacón não deve ser consumido em quantidades diárias por pessoas portadoras de diabetes mellitus. “Caso consumam em doses repetidas, estas pessoas podem ter agravado seu quadro hiperglicêmico e estarão expostas ao risco de lesão renal”, afirma a pesquisadora.

O yacón é originário da região dos Andes, o­nde suas raízes tuberosas são consumidas cruas por seu sabor adocicado e pela grande quantidade de inulina que armazena. A inulina é um oligofrutano de baixo valor energético. “As raízes de yacón podem ser consumidas por pessoas diabéticas. Mesmo tendo um sabor adocicado, não elevam os níveis de glicose sanguínea”, diz a pesquisadora. 


Ela lembra, porém, que a batata do yacón não tem a capacidade de diminuir o diabetes. “Ela é simplesmente um alimento de baixo valor energético que pode ser consumido de forma moderada por pessoas diabéticas sem os riscos de um aumento nos níveis da glicose sanguínea”, ressaltando que, “a presença da inulina torna a raiz da planta um alimento funcional.” Alimentos funcionais são aqueles que, além das suas propriedades, podem prevenir ou atuar como coadjuvantes no tratamento de doenças.

Rejane lembra que os oligofrutanos possuem a capacidade de modificar a microbiota intestinal, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino que diminuem a putrefação alimentar e aumentam o trânsito intestinal. “Há uma diminuição da formação de compostos tóxicos no intestino, prevenindo alguns tipos de câncer”, relata a pesquisadora.

Mesmo que alguns trabalhos científicos tenham demonstrado que o chá era realmente capaz de diminuir a glicose sanguinea em ratos e camundongos diabéticos e tendo sido comprovada a ausência de toxicidade após o consumo das raízes, não existiam, segundo Rejane, trabalhos sobre a segurança do consumo do chá das folhas do yacón. “O perigo da toxicidade decorrente do consumo do chá das folhas era bastante provável, visto que as folhas, e não as raízes, possuem substâncias denominadas lactonas sesquiterpênicas, que geralmente são altamente tóxicas para animais, incluindo os humanos”, descreve Rejane.

Em relação ao simples consumo do chá das folhas de yacón por humanos, Rejane diz que não há estudos sobre a segurança deste consumo. “Nossos estudos foram realizados com animais de laboratório. As lesões observadas nos rins dos animais foram graves, equivalentes aos da doença renal crônica observada em humanos. Se o consumo desencadear os mesmo efeitos em humanos, o uso do chá por pessoas diabéticas, mesmo em doses baixas, poderia piorar o quadro dos pacientes”, observa. “Pessoas diabéticas têm a tendência de desenvolverem doença renal crônica”, lembra, enfatizando que, “da mesma forma, como base em nossos estudos, não deve ser recomendado o uso do chá por pessoas sem diabetes, nem mesmo em doses baixas.”


Fonte: Asbran - Associação Brasileira de Nutrição
http://www.asbran.org.br/sitenovo/noticias.php?dsid=697

20 de jun. de 2011

Por trás dos rótulos: Todos os alimentos "integrais" são saudáveis? Parte 2

Assista ao vídeo da nutricionista Andréia Moura:




Só pra lembrar galera: os alimentos integrais citados aqui são os cereais, este recado não vale para laticínios!

Quando dizemos prefira alimentos integrais, estamos falando dos cereais como arroz, trigo, milho, aveia, cevada e todos seus derivados como pães, biscoitos, farinhas, massas e etc...

Para leites e derivados a preferência são aos desnatados, caso seu objetivo seja perda de peso, controle do colesterol, glicemia entre outras complicações na saúde. 

Mas lembre-se de sempre consultar seu médico e nutricionista para estes avaliarem seus exames, estado nutricional e de saúde e lhe prescrever a conduta mais adequada.

5 de jun. de 2011

Passe o feriado de forma ativa. Vá na marcha pra Jesus!


Para ter uma vida saudável, é importante aliar a alimentação adequada com atividade física e lazer. 

Hoje no blog vou postar dicas pra você que quer passar o feriadão de bem com a vida e com Deus. 

A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Um ato pacífico, consciente e excitante do mover de Deus em nossos dias.

Pra quem vai na Marcha pra Jesus abaixo encontram-se as informações necessárias:


ORIENTAÇÕES GERAIS MARCHA PARA JESUS 2011 
DATA: 23 DE JUNHO DE 2011
SAÍDA: Metrô Tiradentes (São Paulo / SP) às 10 horas
  1. Ponto de encontro:  de preferência não deve ser na porta do metrô para não atrapalhar a passagem das pessoas;
  2. Identificar crianças
  3. Não levar objetos cortantes;
  4. Tenha uma alimentação saudável antes do percurso;
  5. Caso não se sinta bem, dirija-se ao ambulatório;
  6. Use roupas  calçados confortáveis;
  7. Se perder algo, vá até o setor de achados e perdidos, que ficará próximo ao ambulatório;
DICAS IMPORTANTES
  • Durante o show procure não fazer brincadeiras que possam machucar você e outras pessoas;
  • Em caso de chuva, não leve guarda-chuva, pode ferir outras pessoas, prefira uma capa.
  • Tome um café da manhã reforçado;
  • Use boné ou chapéus;
  • Leve troca de roupa para as crianças,
  • Use protetor solar, mesmo que esteja frio e nublado;
  • Beba muita água;
  • Leve lanche para as crianças: frutas, suco, biscoito salgado;
  • Identifique seus filhos: coloque um crachá com o nome da criança, nome da mãe e telefone para contato;
  • Mantenha seus filhos sempre por perto;
  • Os oficiais do Kids não estão autorizados a ficar com crianças. Todos marcharão  juntos, porém cada pai com seu filho.
Para saber quais bandas e artistas estão confirmados para este evento: http://www.marchaparajesus.com.br/2011/bandas.html

Você já foi à Marcha pra Jesus? Conte-nos como foi sua experiência.
Deixe seu recado:



2 de jun. de 2011

Amo muito tudo isso...




PARA: EXMO. SR. MINISTRO DA SAÚDE ALEXANDRE PADILHA


Abaixo-assinado Contra a rede McDonalds ser "Amiga da Saúde"



Abaixo-assinado contra a rede McDonalds ser “Amiga da Saúde"
O Brasil tem trabalhado arduamente, governo e movimentos sociais, para reduzir a fome, a pobreza e a desnutrição. Os resultados desse movimento são sentidos pela redução das taxas de desnutrição e de mortalidade infantil, pelo aumento na qualidade de vida da população em geral e em particular na capacidade de consumo das famílias de baixa renda. No entanto, também é preocupante o aumento da frequência de doenças crônicas como a diabetes, a hipertensão e a obesidade, particularmente nessas mesmas famílias..

O Ministério da Saúde tem acertado em relação aos programas como os de Promoção do Aleitamento Materno, a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Infantil Saudável, além do controle das doenças crônicas e em relação à distribuição de medicamentos gratuitos ou de baixo custo. No entanto, quando o Ministro da Saúde, o Dr. Alexandre Padilha, faz uma parceria com a rede de lanches McDonalds dentro do programa “Amigos da Saúde” acaba por cometer um grande equívoco.

É do conhecimento geral que no Brasil e em todo o mundo, o cardápio oferecido pela rede McDonalds é composto tipicamente por alimentos de alto teor calórico, com excesso de sal, açúcares e gorduras.Além disso, essa rede faz promoções comerciais que induzem as crianças a pensar que, ao ingerir esses alimentos, terão uma vida de brincadeiras e diversão. Um exemplo comum é o “Big Mac com fritas, coca-cola e sorvete”, que, sozinho, pode aportar quase todas as calorias que uma criança deveria ingerir ao longo do dia e muito mais do que a criança poderia consumir de sódio, açúcar e gordura saturada. 

Esses motivos acima nos levam a solicitar que seja imediatamente retirado o endosso do Ministério da Saúde à rede de lanchonetes McDonalds e que sejam elaborados critérios mais adequados para a inclusão de “parceiros” no programa “Amigos da Saúde”.

Os signatários
        Você acha que a rede Mc Donalds pode ser considerada Amiga
        da Saúde? Quando foi que ela te ajudou a ser mais saudável?
        Deixe seus comentários!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...